A 4 de Novembro de 1877, é inaugurada, no percurso da Linha do Norte, a ponte ferroviária D. Maria Pia, ligando o Porto a Vila Nova de Gaia.
Foi projetada pelo Eng.º Théophile Seyrig e construída pela empresa de construções metálicas de Gustave Eiffel de forma a apresentar uma grande solidez.
Era, na altura da sua inauguração, a ponte com o maior arco em ferro do mundo.
Num palanque construído junto ao início da ponte, no lado sul, altas individualidades, incluindo o próprio Eifell e elementos da direção da Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses, aguardaram a chegada do comboio real.
O Rei D. Luís I acompanhado da sua esposa, D. Marai Pia de Saboia (que daria o seu nome à ponte) e dos príncipes D. Carlos e D. Afonso de Bragança, procedeu à inauguração solene desta infraestrutura.
Durante três dias, o povo festejou esta inauguração. O comércio local fechou, as ruas da cidade do Porto foram engalanadas e houve animação musical em diversas praças.
Os portuenses viram na chegada do caminho-de-ferro à Cidade Invicta, o início de uma enorme melhoria nas ligações ao resto do país e ao estrangeiro.
O estado de degradação atingido pela centenária ponte e a existência de uma única via impossibilitando a passagem simultânea de duas composições, obrigou à sua desativação, sendo substituída, a 24 de Junho de 1991, pela ponte de São João, construída em betão.
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